No blog do quintal sempre iremos compartilhar com vocês as dúvidas e perguntas que têm sido bastante frequentes entre nossos clientes.
O assunto de hj é , posso ou não comer a casca do queijo?
A resposta bem objetiva é, PODE, não fará mal algum, porque na verdade a casca faz parte do queijo que vc come. É meio preconceito retirar ou descartar a casca do queijo, mas por outro lado é fácil entender porque ainda trazemos essa dúvida . O que aconteceu é que acabou se generalizando o conceito de casca como sendo aquilo que deve ser retirado para que se pudesse comer somente o que estava contido dentro da casca , entende? Mas hj essa recusa já está diminuindo porque muitos chefs e apreciadores de comida de verdade já inserem em seus cardápios algumas receitas de pratos feitos com as cascas de alimentos que até já caíram no gosto de muitos apreciadores, são receitas de opções assertivas para evitar o desperdício da comida além de ajudar na economia doméstica e ainda por apresentar alto valor energético.
foto: Empório Quintal Araucária
Vai aí algumas dicas de como aproveitar as cascas do seu queijo:
Cascas de Parmesão
Aquele restinho de parmesão na sua geladeira que só sobrou a casca poderá deixar suas receitas ainda mais saborosas, experimente ralar em um caldo ou sopa , vai trazer um sabor especial para o seu prato!
Cascas de Queijos com mofo branco
Queijos inspirados no Brie como o Lua Cheia, Morro Azul , Benzinho e Tomme Vaudoise, possuem uma fina camada de mofo branco extremamente saborosa, então aquele pedacinho que sobrou da noite de aperitivos trará ao seu risoto uma super cremosidade
Foto: Queijo Reblochon Empório Quintal Araucária
Agora ainda no assunto da casca do queijo... por aqui vivenciamos uma experiência incrível quando um cliente provou por completo, quero dizer provou o queijo e a casca do "pai do mato" , um queijo pra lá de bom da Fazenda Santa Helena que contem cinzas vegetais na sua casca, quando ele sentiu o cheiro e provou o sabor desse queijo
sua reação foi de muita emoção, porque o levaram às lembranças da infância. EHHHH acredite, o queijo artesanal tem esse poder . É um alimento vivo que concentra boa parte das suas características na casca, então não desperdice essa iguaria.
Hj podemos afirmar que ficamos felizes quando a degustação é feita tb da casca do queijo que está sendo provado.
Agora cuidado só não vale confundir casca com embalagem, essa sim não se come,
é o caso do Cheddar que possui um fino tecido por fora envolvendo esse queijo , outro exemplo é o queijo Gouda que possui uma capa plástica, geralmente de cor vermelha ou preta, que também deve ser descartada.
Casca é proteção, mas tb é o alimento .Vc só não irá comer a casca do queijo por escolha, mas só depois de ter experimentado ok?
Então de agora em diante que tal provar tb a casca do seu queijo favorito.
Por fim, o saudoso e maravilhoso Adoniran Barbosa que nos perdoe , mas não podemos jogar as cascas pra lá.
Marli Scatralhe
Comments